Quem se sente mais jovem tem cérebro que envelhece devagar

exame.abril.com.br

(Jupiterimages/Thinkstock)

São Paulo – Um novo estudo da Universidade de Nacional de Seoul, da Coreia do Sul, ligou pela primeira uma característica subjetiva ao contexto biológico e concluiu que quem se sente mais jovem pode ter cérebro que envelhece mais devagar do que o de outras pessoas.

A idade avançada por causa declínio cognitivo em humanos, mas o envelhecimento não funciona de maneira igual para todo mundo. Com nossos corpos em constante transformação, esse processo pode afetar de maneira diferente nossos cérebros.

“Por que algumas pessoas se sentem mais novas ou mais velhas do que a idade que realmente têm? Algumas possibilidades incluem estados depressivos, diferenças de personalidade e saúde física. Entretanto, ninguém havia investigado o processo de envelhecimento cerebral como uma possível razão para diferenças na idade subjetiva”, afirma Jeanyung Chey, do Departamento de Psicologia da Universidade de Seoul.

LEIA MAIS NA FONTE: https://exame.abril.com.br/ciencia/quem-se-sente-mais-jovem-tem-cerebro-que-envelhece-devagar/